Diferenças entre Young Adult e New Adult


            Você que é leitor, autor ou se já transitou no mundo literário já deve ter escutado os termos Young Adult (YA) e New Adult (NA), mas você sabe o que são esses novos gêneros que surgiram há tão pouco tempo?

            A necessidade de criar um novo gênero começou quando alguns livros escritos para jovens não se encaixam no gênero “infanto-juvenil”, pois a temática era mais sensível e não fazia sentido para crianças e adolescentes muito novos. Então esses livros dedicados a leitores de 13 a 21 anos — alguns dizem que essa idade pode ser até 29 anos —, passaram a ser denominados de Young Adult ou YA, que em uma tradução literal significa Jovem Adulto. 

            O principal elemento desse tipo de livro é que a história acontece na vida de adolescentes, geralmente de 15 a 18 anos e estão na transição entre a vida adolescente e adulta, geralmente ainda na escola.

            Por esse motivo as principais temáticas do Young Adult podem ser: autoconhecimento, bullying, sexualidade, amizades e relações familiares. O gênero não se isola apenas no universo de não-ficção, sendo assim, ele pode passear em livros de utopias, fantasias e romances.

            Os livros mais conhecidos do gênero são: Jogos Vorazes (2012) da autora Suzanne Collins; Cidades de Papel (2015) do autor John Green, diga-se de passagem: a maioria dos livros do John Green são considerados Young Adult! E por fim, Um de Nós Está Mentindo (2018) da autora Karen M. McManus.


            Essa separação de gênero foi ótima para muitos autores, mas ainda sim as editoras viram a necessidade de criar um terceiro gênero para o mesmo público, só que com temas mais sensíveis e pesados. Assim surgiu o gênero: New Adult.

            Também chamado de NA ou ficção de novo adulto, o gênero ainda está em desenvolvimento e vida os leitores maiores de 18 anos. Uma das suas principais características são protagonistas que estão na faixa etária de 18 a 30 anos; com temas mais cotidianos que podem abranger toda a transição da adolescência para a vida adulta e problemas relacionados a esse período, como:
escolha de faculdade, trabalho, a saída da casa dos pais, quais caminhos seguir em sua vida, etc.

            Certamente uma das principais características do New Adult, são histórias com o teor mais erótico, livros como: Um Experimento de Amor em Nova York )2023) da autora Elena Armas; Quebrando o Gelo (2023) da autora Hannah Grace; e até mesmo um dos mais queridinhas dos leitores: Vermelho, Branco e Sangue Azul (2019) da autora ela Casey McQuiston.


            Uma das maiores barreiras enfrentadas pelos autores que escrevem livros New Adult, com certeza é o preconceito criado em cima do gênero, pois muitas pessoas acreditam que todos os livros NA são eróticos e acabam por banalizar o tema, pois ainda hoje a literatura erótica é mal vista por muitos leitores.

Por fim, os gêneros ainda estão em desenvolvimento e conseguindo um lugar significativo na literatura moderna. 


Fontes

Comentários